Medicina Dentária



A Saúde Oral é uma parte integrante da saúde em geral, estando intimamente ligada com o bem-estar e a auto-estima.

A melhor forma de evitar problemas dentários futuros passa essencialmente pela prevenção, sendo indispensável fazer um check-up dentário a cada 6 meses.

É essencial manter uma boa higiene dentária, para que as visitas ao Médico Dentista sejam apenas de controlo, para tal é aconselhável escovar os dentes, pelo menos 2 vezes por dia (de manhã depois do pequeno almoço e à noite antes de ir para a cama), recorrendo a escovas de cerdas médias ou macias e pastas dentífricas adequadas a cada paciente e a cada situação. É ideal também a utilização do fio dentário pelo menos uma vez por dia, sendo indicado à noite, para que a remoção da placa bacteriana seja mais eficaz entre os dentes.

A Clini3 apresenta um serviço variado no qual se destacam entre outros:

  • Tratamento de cáries: que se forem descobertas numa fase inicial podem ser resolvidas com uma simples restauração.
  • Desvitalizações: quando as cáries não são tratadas numa fase inicial, é natural que surjam sintomas como sensibilidade aos quentes ou doces ou até mesmo abcessos, sendo necessário efectuar uma desvitalização, com posterior restauração.
  • Exodontias: em situação irremediáveis, que se apresentem como risco para a saúde oral, é necessário proceder à extracção dentária.
  • Destartarização (limpeza): De 6 em 6 meses no caso de pacientes fumadores e de ano a ano para os não fumadores, é necessário fazer uma limpeza que permite manter a saúde oral.
  • Odontopediatria: os dentes de leite têm características muito particulares, fazendo com que seja necessário um controlo mais apertado, para que alterações na dentição de leite não se possam reflectir na dentição definitiva já em adultos.
  • Reabilitação Oral: tem como objectivo restabelecer as funções mastigatórias, fonéticas e estéticas dos pacientes, para que possam recuperar a sua auto-estima.
  • Ortodontia: através de aparelhos removíveis ou fixos é possível corrigir o seu sorriso.
  • Branqueamento: sendo um procedimento cada vez mais procurado, o branqueamento dentário que tanto pode ser efectuado em casa como no consultório, permite melhorar a estética dentária eliminado os tão indesejados dentes amarelos.

Para um correcto restabelecimento da sua Saúde Oral é necessário fazer um correcto diagnóstico e delinear um Plano de Tratamento adequado às necessidades de cada paciente.

Marque já a sua consulta e saiba como manter a sua Saúde Oral!